05/05/2021 18h00 - Atualizado em 05/05/2021 19h51

Sedu abre inscrições para a formação ‘Raízes - Educação das Relações Étnico-Raciais’

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Comissão Permanente de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), oferece a formação “Raízes - Educação das Relações Étnico-Raciais”. As inscrições têm início nesta quarta-feira (05), e seguem até o próximo dia 21. Faça AQUI!

Com a abertura das inscrições, será realizada uma live com tema “A implementação de políticas educacionais das relações étnico raciais”, às 19 horas, no canal da Sedu Digital no YouTube. Participam do encontro, os professores Alex Santos e André Lázaro.

Durante formação serão discutidos temas relevantes para a desconstrução de práticas discriminatórias e preconceituosas no cotidiano escolar. Para tanto, o público-alvo do curso é formado por diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores escolares, pedagogos, professores, auxiliares de secretaria escolar e os servidores das Superintendências Regionais de Educação (SRE) e da Unidade Central.

A formação faz parte das estratégias do Programa de Enfrentamento ao Racismo nas Escolas da Estadual de Educação, em execução desde o início dos trabalhos da Ceafro, instituída por meio da Portaria 114-R, de 2019. Busca atender as Leis nº 10.639, de 2003 e 11.645, de 2008, responsáveis pela inclusão dos conteúdos sobre a história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio.

O curso “Raízes - Educação das Relações Étnico-Raciais” pretende apoiar a formação continuada dos educadores das redes estadual e municipais no que diz respeito às contribuições histórico-culturais dos negros e povos indígenas.

“Esta ação formativa tem como objetivo o fomento de práticas pedagógicas relacionadas às Relações Étnico-raciais, História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, contribuindo para a construção do Programa de Ações para o Enfrentamento ao racismo nas escolas da Rede de Ensino no Espírito Santo”, disse a gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Sedu, Valquíria Santos.

A formação

Tema: Raízes - Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER