11/02/2021 15h36

Sedu apresenta modelo de serviço da Alimentação Escolar à Prefeitura de Vila Velha

A Secretaria da Educação (Sedu) recebeu, nesta quinta-feira (11), uma equipe da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV), para apresentar o modelo do serviço terceirizado da Alimentação Escolar, que é utilizado nas escolas da Rede Estadual, além de partilhar as experiências na dinâmica trabalhada diariamente e suas complexidades.

A subgerente de Alimentação Escolar da Sedu, Jaiara Ferreira Simões, e a nutricionista Suelen Natali apresentaram os principais motivos que levaram a optar por esse modelo de gestão, bem como as ações que envolveram o planejamento da ação, como: visitas realizadas em outros estados que já têm o serviço terceirizado; Termo de Referência inicial; realização de Audiência Pública; aceitação da sociedade civil; diálogo com os gestores e a efetiva implantação.

A equipe da Prefeitura de Vila Velha solicitou a agenda e destacou o modo de trabalho executado pela prefeitura e as expectativas de uma possível implantação do modelo terceirizado. Participou da reunião, representando a PMVV, o assessor Rodrigo de Souza Simões.

Segundo a subgerente de Alimentação Escolar, foi uma excelente decisão tomada pelo Estado, que em, aproximadamente, dez anos de terceirização total, se mostram efetivas as ações e formas de controle e qualidade da alimentação, permitindo ao diretor escolar a plena eficiência das políticas públicas pedagógicas, que são o foco dessa gestão.

“O serviço terceirizado possibilita maior agilidade e constância cronológica na execução dos serviços de manutenção de equipamento, dedetização, potabilidade de água, compra de insumos, dentre outros. Deste modo, uma boa e frequente fiscalização é a garantia do sucesso no processo”, disse Jaiara Simões.

Informação à Imprensa
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon