19/03/2019 14h49 - Atualizado em 19/03/2019 16h50

Equipe de supervisão escolar da Sedu Central inicia estudo em método inovador de gestão

Os supervisores escolares da unidade central iniciaram formação em serviço na metodologia Scrum, que dá foco e agilidade em trabalhos individuais e em grupo.

Os supervisores escolares da Gerência de Monitoramento de Programas e Projetos (Gempro) da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) iniciaram uma formação em serviço. A capacitação é fundamentada na metodologia Scrum, voltada para a gestão e planejamento, com foco e agilidade em trabalhos individuais e em grupo.

Segundo o gerente da Gempro, Wolmar Marvilla Melo, a finalidade da iniciativa é implantar a metodologia para dar mais agilidade em ações. “Esse estudo terá duração de nove semanas. Além de utilizar a metodologia na nossa gerência, a intenção é, no futuro, repassar o conhecimento para as equipes de supervisão das superintendências regionais”, disse.

A metodologia

A metodologia é sustentada por três pilares: Transparência, Inspeção e Adaptação. “Cada supervisor escolar recebeu um livro de presente para esse estudo”, comentou Wolmar.

O pilar “Transparência” deve ser utilizado, segundo o livro, para que os documentos dos projetos sejam visíveis para todos que fazem parte dele.

A “Inspeção” é necessária para verificar se o processo está correto, atende padrões de qualidade e segue o caminho proposto. São inspecionados o que está sendo feito, o que se pretende fazer e identificados impedimentos e definições de prioridades conforme discutido e acordado em equipe.

Já a “Adaptação” deve acontecer após a inspeção. “As ações são criadas e implantadas no processo para melhorá-lo. Qualquer problema deve ser ajustado o mais rápido possível para que não haja falhas e se atenda às necessidades do cliente final. Um modo de colocar isso em prática de forma bastante eficaz é por meio das ferramentas do Scrum”, complementou o gerente.

Texto: Soraia Camata


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