16/04/2025 16h16

Sedu lança edital do II Caderno Orientador de ERER

Com o compromisso de valorizar as práticas educativas que promovem a equidade racial nas escolas capixabas e buscando construção de uma educação efetivamente antirracista, a Secretaria da Educação (Sedu) publicou, nesta quarta-feira (16), o Edital nº 20/2025 (Confira AQUI). O documento estabelece as normas para o Processo Seletivo Simplificado destinado à seleção de materiais que vão compor o II Caderno Orientador de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER) “Sawabona: Práticas Pedagógicas e Escritas de Resistência”.

Profissionais da Rede Pública Estadual de Ensino interessados em participar da seleção têm até o dia o dia 18 de maio para preencher o formulário on-line (Acesse AQUI), descrevendo experiências pedagógicas e ações de gestão escolar realizadas em 2023 e 2024, ou em andamento em 2025, com foco na valorização das identidades negras e indígenas e na luta contra o racismo.

A gerente de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq) Aline de Freitas, destacou que a seleção dos materiais visa compor um caderno digital que será referência para a implementação da Educação para as Relações Étnico-raciais em todas as escolas da rede estadual, fortalecendo o compromisso com uma educação inclusiva, diversa e antirracista.

“O termo Sawabona, que intitula o caderno, é uma saudação de origem africana que significa ‘eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim’. O título reflete a essência da proposta: acolher e dar visibilidade às vozes que constroem, diariamente, práticas educativas que celebram a diversidade e enfrentam o racismo estrutural com conhecimento, sensibilidade e resistência”, frisou a gestora.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosede@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Deborah Hemerly

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / dahfialho@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI