03/09/2021 11h12

Sedu participa do debate ‘Educação Digital em Rede em tempos de pandemia’

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da subsecretária de Estado de Planejamento e Avaliação, Izaura Nobre, participou de um debate sobre “Educação Digital em Rede em tempos de pandemia: O Estado do Espírito Santo/Brasil”. A transmissão foi realizada na noite dessa quinta-feira (02), pelo YouTube. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=KEN2PqTXM8k&t=2379s

A subsecretária falou sobre o planejamento estratégico feito no início de 2019 para a gestão. “Temos uma equipe de tecnologia e uma de formação, o que tem feito grande diferença nas nossas ações”, disse Izaura Nobre.  

O ponto central da fala de Izaura Nobre foi sobre o Programa EscoLAR, implantado no início da pandemia. “Com a parceria do Google, criamos salas de aulas virtuais, onde os alunos conseguem acessar as aulas virtualmente. Para acompanhar essas ações, ofertamos muitas formações, como a de videoaulas, que auxiliou os professores nesse momento de aulas não presenciais”, detalhou.  

Os desafios da pandemia também foram citados durante o debate, entre eles a habilidade de usar sala virtual e a questão da falta de merenda escolar. “Nós sabemos que muitos alunos dependem da merenda escolar, por isso o Governo do Estado entregou cestas básicas às famílias dos estudantes da Rede Estadual”, disse a subsecretária. 

Também participaram do debate: Maria Olimpia Dalvi, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Laércio Ferracioli, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Ilka Serra, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Sobre o EscoLAR  

Programa de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), instituído pela Secretaria da Educação do Espírito Santo. O programa, regulamentado pela Portaria Nº 048-R, de 02 de abril de 2020, contempla um conjunto de recursos capaz de apoiar as escolas e os professores para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, por meio da complementação das aprendizagens já adquiridas e do desenvolvimento de novas aprendizagens por parte dos estudantes, favorecendo também o reforço escolar. 

As APNPs consistem em atividades escolares vinculadas ao desenvolvimento de habilidades/conteúdos previstos nos documentos curriculares propostos pela Sedu, previamente planejadas e elaboradas pelo professor, sendo acompanhadas e coordenadas pela equipe pedagógica da escola, para serem ofertadas ao estudante fora do ambiente escolar. 

O principal recurso utilizado pelo EscoLAR é a transmissão de videoaulas, por meio de redes sociais, como Facebook, YouTube, WhatsApp, dentre outros, nos formatos ao vivo ou gravado, em dia e horário específicos, para turmas específicas. A partir da parceria já estabelecida com o Google, com quem a Secretaria da Educação desenvolve várias ações no âmbito do projeto Sedu Digit@l, o EscoLAR trabalha com o Google Sala de Aula como forma de sistematizar as atividades, os formatos de entrega e a mediação da aprendizagem em uma única plataforma. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI