09/11/2023 10h59 - Atualizado em 09/11/2023 11h15

Sedu promove formação para supervisores escolares e assessores pedagógicos

O foco foi a regularização de vida escolar, as interfaces com a legislação educacional e as atribuições do supervisor escolar.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Normas, Procedimentos e Regulação (Genpro) promoveu, nessa segunda-feira (06), a “ForSuper”, formação para os supervisores escolares e assessores pedagógicos das Superintendências Regionais de Educação (SREs) que compõem a macrorregião Metropolitana, além da equipe de supervisores escolares da Sedu Central.

O evento, que contou com 93 participantes, teve como objetivo compartilhar conhecimentos aos supervisores escolares e assessores pedagógicos, quanto a assuntos relacionados aos aspectos essenciais de normas, procedimentos e regulação da educação com foco na atuação das Redes Estadual, Privada e Municipal.

Nesse primeiro encontro formativo, o foco a regularização de vida escolar, as interfaces com a legislação educacional e as atribuições do supervisor escolar. Além dos supervisores escolares e assessores pedagógicos, estiveram presentes no evento o subsecretário de Estado de Planejamento e Avaliação, Marcelo Lema Del Rio Martins e o Superintendente Regional de Educação de Carapina, Rodrigo de Souza Simões Nunes.

“O ForSuper vem alinhar, com os supervisores escolares de todas as Regionais e da Genpro, as ações de regulação e legislação, que são as bases estruturantes para o funcionamento pedagógico das escolas estaduais, privadas e municipais, consolidando uma atuação que é de Estado, e que a Sedu, em conjunto com o Conselho Estadual de Educação são responsáveis”, afirmou o gerente da Genpro, Wolmar Marvilla.

Próximos encontros da ForSuper

As próximas formações presenciais serão nesta sexta-feira (10) e na próxima segunda-feira (13), com a presença das SREs que compõem as macrorregiões Sul e Norte. Além dos encontros presenciais, haverá também um encontro on-line no próximo dia 20 de novembro para todas as SREs.

Os encontros presenciais e on-line terão continuidade no ano de 2024 e serão abordados os eixos temáticos de Legalização de Escolas Públicas e Privadas e Monitoramento de Escolas Públicas e Privadas, totalizando uma carga horária de 40 horas, com certificação pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope).

Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707