04/09/2024 17h09

Sedu promove o primeiro encontro presencial da Formação para Professores da Educação Infantil

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a formação continuada para professores da Educação Infantil das Redes Municipais de Ensino

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da parceria entre o Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e a Gerência do Regime de Colaboração com os Municípios (GERCO), realizou, na última quinta-feira (29), o primeiro encontro presencial da Formação para Professores da Educação Infantil, no auditório do Cefope, em Vitória.

Com o objetivo de fortalecer a formação continuada para professores da Educação Infantil das Redes Municipais de Ensino, o encontro abordou práticas pedagógicas e a garantia dos direitos de aprendizagem para bebês e crianças. Os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre suas práticas e discutir a importância da interação e da brincadeira como elementos centrais no processo de ensino-aprendizagem.

O resultado pedagógico esperado é uma melhoria significativa nas práticas pedagógicas, alinhando-as com a Proposta Curricular do Estado e promovendo um ambiente de ensino mais qualificado. Com isso, espera-se que os planejamentos se tornem mais coerentes e adaptados às necessidades das crianças, favorecendo seu desenvolvimento integral.

A formação continuada, oferecida de forma presencial para 11 assessores das Superintendências Regionais de Educação (SRE) e 78 técnicos municipais, complementa a formação EAD disponibilizada na plataforma de cursos do Cefope. Composta por três encontros de seis horas cada, a capacitação inclui oficinas para que os formadores possam replicar o conteúdo abordado em seus municípios.

Vanessa Lima Martins, consultora de expansão na Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) pela Associação Bem Comum, destacou a importância da formação continuada. “A atualização das práticas pedagógicas é essencial para mediarmos as experiências das crianças de forma a aproveitar sua linguagem natural, a brincadeira. As discussões foram enriquecedoras e bem recebidas pelos participantes”, afirmou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br