05/07/2024 13h47

Sedu promove segundo Workshop de Metodologias Inovativas

O objetivo principal da formação é o aprimoramento constante das práticas pedagógicas dos educadores da Rede Estadual de Ensino.

Aconteceu, nos dias 26, 28 de junho e 2 de julho, o Workshop de Metodologias Inovativas II, promovido pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (CEFOPE). Estiveram presentes os representantes escolares do Programa Escola do Futuro das regiões Norte, Grande Vitória e Sul. O objetivo da formação é capacitar educadores para implementarem abordagens pedagógicas inovadoras que promovam o engajamento, a participação ativa e a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem.

Foram trabalhadas a importância de técnicas e ferramentas que incentivem a colaboração, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, preparando os alunos para os desafios do século XXI. A ação buscou transformar a prática pedagógica tradicional em um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, colaborativo e adaptável às necessidades individuais dos alunos.

Ao focar em metodologias ativas, o Workshop capacita os educadores com ferramentas práticas e tecnológicas para aplicar essas abordagens em sala de aula. Segundo a coordenadora da formação, Marcella Martins Lanes Tononi, o resultado esperado é uma equipe escolar mais preparada para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos, promovendo um aprendizado mais significativo e engajador.

"Participar do Workshop de Metodologias Inovativas foi uma experiência incrivelmente enriquecedora para mim. Estou entusiasmada para replicar esses novos conhecimentos entre os professores e ver como podem impactar positivamente o aprendizado contínuo dos alunos da nossa escola”, disse Viviane Cristina Oliveira Martins Chieppe, professora coordenadora de inovação da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emir De Macedo Gomes, Escola do Futuro localizada em Linhares.

Allan Schroefer Gomes de Carvalho, assessor do Programa Escola do Futuro, destaca a importância da formação para as equipes escolares do Programa. “O Workshop é projetado para trazer sempre técnicas, ferramentas educacionais práticas e metodologias ativas, oferecendo ideias que podem ser replicadas em sala de aula. Essa abordagem permite a criação de ambientes de aprendizagem mais eficazes e adaptáveis, atendendo melhor às necessidades dos alunos e formando professores”, afirmou o assessor.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br