Sedu publica novos Cadernos Metodológicos

A Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), disponibilizou os volumes 1 e 2 do Caderno Metodológico PIC Júnior Pesquisador do Futuro: Práticas em Iniciação Científica e Educação Ambiental (Clique AQUI e confira). Os materiais reúnem práticas pedagógicas desenvolvidas por estudantes da Rede Pública Estadual, que vivenciaram, no ambiente escolar, o poder transformador da ciência aliada ao compromisso socioambiental.
No Volume 1, estão disponíveis pesquisas sobre mudanças climáticas, energia limpa, reciclagem de resíduos eletrônicos e o papel das abelhas nativas no equilíbrio ecológico. Já o Volume 2 apresenta reflexões aprofundadas sobre a qualidade da água, a importância dos manguezais, práticas de compostagem e o debate urgente sobre o racismo ambiental.
A gerente do Currículo da Educação Básica na Sedu, Aleide Cristina, destacou que os trabalhos, publicados digitalmente, trazem à tona experiências reais de aprendizagem, nas quais os alunos se tornaram protagonistas ao investigar, refletir e propor soluções para desafios locais e globais.
“As práticas reunidas nos cadernos evidenciam a importância e a necessidade da pesquisa na educação básica, com temas atuais como sustentabilidade, mudanças climáticas, segurança hídrica, energia solar, biodiversidade e racismo ambiental”, ressaltou Aleide Cristina.
Segundo ela, mais do que reunir boas práticas, os cadernos oferecem roteiros metodológicos prontos para inspirar novas ações em diferentes escolas e contextos. As etapas são claras, contextualizadas e pensadas para incentivar a curiosidade e o pensamento crítico, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
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