15/08/2024 11h35

Sedu realiza 3º Encontro do Projeto Trilhas Protagonistas com escolas municipais de tempo integral

O tema abordado foi “Os desafios do percurso: como promover a Cultura de Paz”.

Nessa terça-feira (13), a Secretaria da Educação (Sedu) realizou o 3º encontro do projeto Trilha Protagonista. Participaram do evento on-line cerca de 450 estudantes das mais de 200 escolas atendidas pelo Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI). O tema abordado foi “Os desafios do percurso: como promover a Cultura de Paz”.

Na ocasião, os estudantes puderam aprofundar um pouco mais sobre temáticas como bullying, acolhimento e Cultura de Paz. Em momentos de participação ativa dos estudantes, eles puderam interagir e trocar experiências com seus colegas de norte a sul do Estado.

O projeto foi pensado em formato de gamificação (jogo de tabuleiro), no qual os estudantes vão, a cada encontro, desbravando a trilha por meio de atividades e desafios a serem cumpridos com os demais estudantes até chegarem ao final, quando se tornarão, enfim, protagonistas.

A Trilha Protagonista

O Projeto "Trilha Protagonista" tem como público-alvo alunos dos 4º e 5º anos para as escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental e dos 6º e 7º anos para os anos finais. O programa prevê quatro encontros on-line, nos quais serão abordados temas que envolvem o protagonismo estudantil como premissa e princípio do modelo pedagógico da Educação Integral.

Durante os encontros, os estudantes representantes têm um momento formativo sobre o tema, atividades de interação com outros discentes, estudos de caso, entre outras atividades lúdicas. Ao final de cada encontro, é lançado um desafio para que os representantes desenvolvam, envolvendo toda a escola.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br