28/07/2023 11h06

Sedu realiza encontro com secretários municipais para fortalecimento do Regime de Colaboração

Na reunião, foi apresentada a proposta de monitoramento dos descritores antes das avaliações externas.

A Secretaria da Educação (Sedu) reuniu, nessa quarta-feira (26), secretários municipais de Educação de todo o Estado, suas equipes pedagógicas e assessores do Regime de Colaboração, com o objetivo de apresentar as proposições de acompanhamento e suporte para o alcance das metas pactuadas entre a Sedu e os municípios pertencentes ao território capixaba. O encontro ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na reunião, foi apresentada a proposta de monitoramento dos descritores antes das avaliações externas, visando a ajustar as metodologias de maneira mais assertiva. Os descritores são o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

O evento foi organizado e coordenado pela subgerente do Fortalecimento da Aprendizagem (Sufap), Rita de Cassia Negreiros Piffer, e a equipe da gerência do Regime de Colaboração (Gerco). A atividade contou também com a participação da subsecretária de Estado de Articulação Educacional (Seae) da Sedu, Darcila da Silva Castro; do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Vilmar Lugão; além da presença virtual do secretário de Educação do município de Cruz, no Ceará, Raí Mota.

Na ocasião, a subsecretária Darcila da Silva Castro destacou a importância da adesão à proposta pelos municípios para fortalecer a aprendizagem dos alunos no território capixaba, pontuando a autonomia de cada ente no Regime de Colaboração.

A subgerente Rita de Cassia Negreiros Piffer ressaltou que o monitoramento dos descritores antes das avaliações externas é uma forma de contribuir para melhorar o desempenho dos estudantes.

A ação atende ao "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada", lançado recentemente pelo Governo Federal, com o objetivo de estimular a colaboração entre os entes federativos em sintonia com o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

Paes

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental, e é desenvolvido a partir do estabelecimento de um Regime de Colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.

Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br