19/06/2023 14h43

Sedu realiza reunião técnica com secretários municipais de Educação

O encontro alinhou ações dos programas Pete e Proeti.

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nesta segunda-feira (19), uma reunião com os 78 secretários de Educação e técnicos da rede municipal que atuam no Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete) e no Programa Capixaba de Fomento à Implementação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti).

O subsecretário de Estado da Administração e Finanças, Josivaldo Barreto de Andrade, fez a abertura da reunião e enfatizou a importância desses momentos de alinhamento entre Estado e municípios.

A reunião teve por objetivos alinhar as ações acerca da execução e prestação de contas dos recursos dos programas e esclarecer dúvidas. A ação foi organizada pela equipe da Gerencia de Prestação de Contas (SPC) e a Subgerência de Prestação de Contas de Convênios (SPC) da Sedu.

“A prestação de contas do recurso público é uma obrigação constitucional prevista no Artigo 70 da Constituição Federal e da Constituição Estadual, sendo necessária a transparência e a responsabilidade”, disse a gerente de Prestação de Contas da Sedu, Vera Lucia Viggiano Neves.

“É fundamental seguir o fluxo para o cumprimento de todas as etapas conforme legislação regulamentar”, salientou o subgerente de Prestação de Contas de Convênios, Diego Julio Stabnow Ecker.

Pete

No dia 04 de abril de 2013, o Governo do Espírito Santo instituiu, por meio da Lei n° 9.999, o Programa Estadual do Transporte Escolar (Pete), com o objetivo de transferir recursos financeiros diretamente aos municípios que realizam, nas suas respectivas áreas de circunscrição, o transporte escolar de alunos residentes no meio rural.

Proeti

O Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti) visa ao cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação, que objetiva ofertar educação em Tempo Integral para, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica. O Governo do Estado oferece apoio às redes municipais para a criação e ampliação da oferta dessa modalidade de ensino.

Além do apoio financeiro, o Governo visa também a compartilhar com as secretarias municipais os conhecimentos e os recursos técnico-pedagógicos já consolidados pela Sedu. O foco é a melhoria da aprendizagem do estudante em nível estadual, por meio das metodologias da Educação em Tempo Integral, bem como estabelecer uma estratégica conjunta de expansão dessa modalidade de ensino.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br