30/11/2023 15h24 - Atualizado em 06/12/2023 09h41

Sedu realiza Seminário de Práticas Exitosas da Educação em Tempo Integral na UVV

O objetivo do evento foi a troca de experiências entre escolas em Tempo Integral.

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nessa quarta-feira (29), o I Seminário de Práticas Exitosas do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais em Tempo Integral (Proeti). O evento, realizado na Universidade Vila Velha (UVV), promoveu a troca de experiências, com relatos de metodologias e práticas educativas das escolas municipais que ofertam a Educação em Tempo Integral.

Além dos relatos de boas práticas, o evento contou com uma palestra sobre Planejamento Estratégico, ministrada pelo mestre em Gestão Marcelo Zanon. Também aconteceu o debate sobre as temáticas “Eu, protagonista da minha história” e “Educação Integral em Tempo Integral: práticas e perspectivas”.

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EMEFTI) Marcelino Biancardi, de Iconha, realizaram uma apresentação cultural na abertura do seminário. Também participaram os estudantes da EMEFTI Eunice Pereira Silveira, no quadro “Eu, protagonista da minha história”.

Foram compartilhadas 11 práticas exitosas nas seguintes categorias: Tutoria, Práticas Experimentais, Eletiva, Pensamento Científico, Protagonismo, Aprofundamento em Leitura e Escrita, Estudo Orientado, Experimentando o Mundo, Recreio de Possibilidades, Projeto Integrador e Projeto de Vida.

Para o assessor do Proeti, Gledson Figueiredo, compartilhar boas práticas na educação integral é uma das estratégias para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir de formações e bases teóricas. “A ação fortalece o entendimento da oferta, das ações pedagógicas, da equidade estabelecida a partir de um modelo único para a rede pública de ensino capixaba, traduzindo em uma linguagem unificada o modelo pedagógico da Educação Integral em Tempo Integral nas diversas redes de ensino municipais com adesões ao Proeti”, disse Gledson Figueiredo.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon