18/08/2023 13h59

Sedu reúne Comitê Intersetorial de Busca Ativa e Trajetória de Sucesso Escolar

Organizada pela Gerência de Políticas de Apoio à Permanência e Busca Ativa Escolar, a iniciativa integra o programa "Todos na Escola".

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nessa quinta-feira (17), a 3ª reunião do Comitê Intersetorial de Busca Ativa e Trajetória de Sucesso Escolar. Os objetivos desses encontros são monitorar, acompanhar, mobilizar e desenvolver estratégias para combater a cultura do fracasso escolar, visando a superar a exclusão educacional e assegurando o êxito dos estudantes.

Organizado pela Gerência de Políticas de Apoio à Permanência e Busca Ativa Escolar, a iniciativa faz parte do programa "Todos na Escola", instituído por meio da Portaria 110-R. O evento contou com a participação de representantes das secretarias de Direitos Humanos (SEDH), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e da Saúde (Sesa); e do Conselho Estadual de Educação (CEE), da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime/ES), do Ministério Público Estadual (MPES) e da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES).

A gerente da Busca Ativa Escolar, Rosângela Vargas, ressaltou que o comitê desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na consolidação das políticas de acesso e permanência escolar. “Isso é especialmente vital para promover a colaboração interdisciplinar nos 78 municípios do Espírito Santo. Para garantir a educação para todos, é imperativo que toda a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente esteja comprometida e ativa", frisou.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica, que são disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Saiba mais: https://buscaativaescolar.org.br.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri