15/10/2024 14h24

SRE Afonso Cláudio promove encontro de estudantes de escolas municipais em tempo integral para encerramento do Projeto Trilha Protagonista

As atividades de encerramento do Projeto aconteceram entre os dias 07 e 11 de outubro em todas as escolas participantes.

Na última terça-feira (08), estiveram reunidos, em Venda Nova do Imigrante, estudantes representantes do Projeto Trilha Protagonista, promovido pela Secretaria da Educação (Sedu) para as escolas fomentadas pelo Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti). Os educandos presentes integram as escolas dos municípios pertencentes à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Afonso Cláudio.

Durante o encontro, os alunos compartilharam experiências de protagonismo vivenciadas em suas escolas durante o Projeto. Entre as apresentações, idealizaram as mascotes produzidas, gritos de guerra, relatos e compartilharam como foi realizado o encerramento do Projeto em cada unidade escolar. Buscou-se incentivar um momento de interação entre os estudantes, que puderam se encontrar pessoalmente depois de interagirem por meses via web.

O intuito do Projeto foi fomentar o protagonismo estudantil nas escolas. Durante os quatro encontros virtuais foram promovidos momentos de formação sobre Protagonismo, estudos de caso de problemas reais na escola em que os estudantes propuseram soluções, troca de experiências e realização de desafios nas escolas, de forma lúdica por meio da gamificação.

Foi criado um jogo de tabuleiro em forma de trilha para que os estudantes acompanhassem o progresso e desafios que eram lançados ao final de cada encontro para que, junto aos colegas e equipe escolar, fossem cumpridos e, consequentemente, avançarem nas casas no tabuleiro. Na última etapa, 5º encontro, os estudantes criaram as regras do trecho final para realizar o encerramento com toda a escola. O encerramento da jornada foi feito em forma de gincana.

Como forma de encerrar a participação da escola no Projeto Trilha Protagonista, os estudantes representantes, apoiados pela equipe gestora, planejaram um momento de interação com toda a escola, no qual puderam apresentar o Projeto aos colegas e como avançaram no jogo. Para alcançar o final, toda a escola se envolveu nas atividades planejadas para o dia e assim, se tornaram todos protagonistas.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br