16/12/2020 16h03

Superintendência de Afonso Cláudio realiza ação com foco no Protagonismo Juvenil

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Afonso Cláudio desenvolveu uma ação com foco no protagonismo dos estudantes que frequentam as quatro unidades escolares que ofertam a Educação em Tempo Integral na região atendida pela SRE. A iniciativa denominada Dando Voz ao Protagonismo foi pensada em uma sistematização do trabalho, organizada de forma que fosse possível diagnosticar indicadores e evidências para elaborar uma proposta de orientações com foco no Protagonismo Juvenil para as equipes escolares e estudantes.

O supervisor escolar Jonas de Vargas Pagotto explicou o objetivo da iniciativa.  “A ação teve como objetivo fortalecer o diálogo com os estudantes e profissionais das escolas, bem como acompanhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes escolares de tempo integral que estão sob a jurisdição da SRE Afonso Cláudio”, disse.

Na primeira etapa da ação foram elaborados questionários, através da ferramenta Google Forms, e disponibilizados aos estudantes e professores com questões específicas pertinentes a cada grupo escolar.  As questões elaboradas para os líderes foram pautadas em como se deu o processo de escolha dos líderes nas escolas; como ocorre o fluxo de reuniões com a equipe gestora; as tomadas de decisões da escola; diálogo com a equipe gestora e professores; além da percepção dos estudantes em relação a estudar em Escolas de Tempo Integral.

Já as questões elaboradas para os professores versaram sobre o conhecimento em relação aos Itinerários Formativos propostos para as Escolas de Tempo Integral; como os professores poderiam colaborar com o Projeto de Vida dos estudantes; e sobre a percepção do que cada escola poderia contribuir ainda mais para a formação de jovens autônomos, solidários e competentes.

De posse dos dados levantados por meio dos questionários, foi realizado o segundo passo da ação, que consistiu em diálogos com os líderes de cada unidade escolar alvo da ação. Por fim, foi possível conversar com mais de 50 jovens protagonistas e entender os seus principais anseios sobre o papel dos líderes, a relação com toda a comunidade escolar e perceber o quanto dar voz aos estudantes é essencial no processo de construção de uma gestão democrática e no fortalecimento do projeto de vida dos estudantes.

O terceiro passo da ação consistiu em um diálogo formativo com a equipe gestora e professores, em que foi realizada a entrega dos relatórios e abordados temas sobre a participação do jovem protagonista na vida escolar.

“Além do compromisso ético, a opção pelo desenvolvimento de propostas que tenham por base o protagonismo juvenil exige do educador uma clara vontade política da sua parte, no sentido de contribuir, através do seu trabalho, para a construção de uma sociedade que respeite os direitos de cidadania e aumente progressivamente os níveis de participação de sua população”, afirmou o professor Antônio Carlos Gomes da Costa, que participou da ação.

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