26/04/2019 17h22

Superintendência de Carapina realiza nova formação para a Olimpíada de Língua Portuguesa

. E, nesta quarta-feira (25), no auditório da SRE Carapina, foi realizado encontro com professores da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio para discussão do gênero ‘Documentário’.

O gênero é uma novidade trazida pela edição de 2019 da Olimpíada. Agora, professores e alunos poderão criar textos multimodais, com imagens e sons. Essa novidade é um desafio para os professores. Por isso, o supervisor escolar, Ronald Alves, organizador do encontro, propôs, na formação, que os professores produzissem um documentário de um minuto com utilização do celular durante o encontro. “O intuito foi fazer com que os professores experimentassem e percebessem que, a partir de uma boa ideia e de um bom argumento, ainda que com recursos limitados, é possível produzir documentários que tenham muito o que dizer”, explicou Ronald.

A escola ainda promoveu outros dois momentos para apresentar a OLP e sensibilizar os professores sobre a importância da participação e outro marcado pela reflexão específica do gênero, com a professora Carolinne Quintanilha Ornelas, da Escola Estadual Romulo Castello, efetiva da rede estadual e voluntária do encontro formativo.

A Olimpíada

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo País, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de Língua Portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), voltado para ações de formação presencial e à distância. O programa disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas.

Em 2008, o programa foi ampliado a partir de uma parceria com o Ministério da Educação para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Texto: Soraia Camata

Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Educação