14/09/2020 17h34 - Atualizado em 15/09/2020 09h06

Superintendência de Colatina realiza II Encontro Formativo das Escolas de Tempo Integral

Objetivo do evento foi refletir sobre os princípios e eixos que permeiam as escolas de Tempo Integral.

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Colatina, com o intuito de refletir sobre os princípios e eixos que permeiam as escolas de Tempo Integral, promoveu, na última quinta-feira (10), o II Encontro Formativo das Escolas de Tempo Integral.

Participaram da reunião todos os professores e equipes gestoras que atuam nas escolas de Tempo Integral. Entre elas estiveram o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu e o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio (CEEFMTI) Conde de Linhares, que passaram a ofertar a modalidade em 2018 e 2017, respectivamente. O encontro também teve a participação dos profissionais das unidades que iniciaram com a modalidade neste ano: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Profª Carolina Pichler, (EEEFM) Dr. Jones dos Santos Neves e a (EEEFM) Lions Club de Colatina.

Foram debatidas temáticas sobre Princípio Educativo, Protagonismo, Reuniões de Fluxo, Eixos Formativos e Guia de Aprendizagem, mediadas pelas supervisoras escolares: Marina Tebaldi, Tânia Verusca Dadalto e Vanessa Pereira de Souza. O encontro contou também com relatos de experiências dos profissionais do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu e (CEEFMTI) Conde de Linhares, além da participação de estudantes que relataram suas vivências nessas unidades de ensino.

Gyselle Bongiovani Nunes de Souza, diretora da Escola Profª Carolina Pichler, disse: “não posso deixar de exaltar as participações e as contribuições do encontro. Muitas dúvidas foram sanadas a partir da competência e experiências dos palestrantes. Ainda temos muito a aprender, conhecer e executar. Contudo, vale à pena salientar que o caminho se torna muito mais tranquilo quando as orientações são precisas e enriquecedoras”, disse Gyselle Souza.

O superintendente Regional de Educação de Colatina, Antônio Marcos Maifredi, acolheu os participantes reforçando a importância da formação continuada e ressaltou que foi um momento de enriquecimento profissional.

“O II encontro foi um momento ímpar para a regional e as escolas, pois foi possível ressignificar as concepções sobre o programa, aprimorar a prática e fortalecer as relações interpessoais”, ressaltou a supervisora de Atividades Pedagógicas, Pâmela Pereira Felix Nogueira.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888