09/10/2023 15h02

Superintendência de São Mateus realiza formação com temática indígena

Cerca de 300 professores participaram da capacitação.

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de São Mateus realizou, nas últimas segunda-feira (02) e terça-feira (03), a formação “Diálogos Indígenas – 15 anos da Lei 11.645/08”, com o objetivo de fomentar ações pedagógicas, abordando as temáticas da história e cultura indígena. A capacitação também visou a fortalecer os marcos legais estabelecidos pela Lei 11.645/08 e o Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais no Espírito Santo (ProERER).

A atividade contou com a participação de professores das redes estadual, municipal e federal, com cerca de 300 inscritos de diversas localidades do Estado (São Mateus, Jaguaré, Pedro Canário, Conceição da Barra, Linhares, Aracruz, Boa Esperança, Pinheiros, Nova Venécia, Sooretama e Barra de São Francisco), e também do Estado da Bahia.

O momento contou com a participação de professores e estudantes da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio (EEIEM) Aldeia Caieiras Velha, localizada em Aracruz.

Para o superintendente Regional de Educação de São Mateus, Jailson Maurício Pinto, a ação é um marco para a região. “Inauguramos uma temática importantíssima para a valorização dos povos originários dentro do nosso currículo escolar, corroborando ainda mais para o combate ao racismo, valorizando os diversos grupos culturais que compõem o nosso povo e, principalmente, colaborando com o processo de implantação e fortalecimento do Programa de Educação Étnico-Racial no Espírito Santo, implementado em maio deste ano pela Secretaria da Educação, Sedu”, disse.

Comunicação da Sedu
Iris Carolina / Geiza Ardiçon / Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.brgardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706 / 3636-7707