12/09/2023 16h33

Tecnologia transforma aula da EJA em Dores do Rio Preto

Alunos realizam atividade prática sobre a movimentação da Terra em relação ao Sol, com a utilização de recursos digitais.

Com intuído de tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo, alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pedro de Alcântara Galvêas, localizada no município de Dores do Rio Preto, realizaram, nessa terça-feira (05), uma atividade prática sobre a movimentação da Terra em relação ao Sol, com a utilização de recursos digitais.

Utilizando a observação do céu, a leitura de textos científicos e o emprego do Google Earth para representar o sistema solar em modelos bidimensionais e tridimensionais, foi possível esclarecer conceitos, como as fases da Lua e os eclipses lunares e solares.

O professor de Ciências Manoel Estevão Neves Valladão, responsável pela ação, explicou que a rotação é responsável pelo ciclo dia-noite, enquanto a translação determina as estações do ano. A atividade também enfatizou o fato de que a Terra leva 365 dias e seis horas para completar uma órbita, resultando no ano bissexto a cada quatro anos para ajustar o calendário.

“Muitos deles não haviam tido acesso a essa abordagem anteriormente, tornando a experiência ainda mais enriquecedora. Ao verem o planeta Terra em movimento em um quadro digital, os alunos puderam compreender de forma mais eficaz conceitos complexos”, disse o Manoel Estevão Neves Valladão.

O professor acrescentou que a atividade auxiliou não apenas na compreensão do movimento da Terra, mas também conceitos como estações do ano, a diferença entre rotação e translação, e fenômenos astronômicos.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI