05/06/2020 16h30

Ação pela web contribui para processo ensino-aprendizagem em período de distanciamento social

O professor Douglas Vicente Carmo Lima organizou uma reunião on-line, com o tema "Distanciamento social: saúde psicológica no contexto EscoLAR”.

Atentando para a saúde psicológica dos estudantes e o processo de ensino-aprendizagem neste período de pandemia, o professor Douglas Vicente Carmo Lima, que leciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nestor Gomes, em São Mateus, elaborou uma webconferência com o tema “Distanciamento social: saúde psicológica no contexto EscoLAR”.

A reunião on-line teve início com a leitura de um texto autoral da estudante da 1ª série do Ensino Médio Gabrielly Pereira Fanticelle, que expôs sua visão sobre os novos desafios. Posteriormente, os psicólogos convidados Diego de Jesus e Flaviana Venâncio ministraram uma palestra com sugestões, ferramentas e técnicas para enfrentamento deste período atípico. A webconferência também contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, do superintendente de São Mateus, Jailson Mauricio Pinto, e demais alunos.

“Os profissionais da psicologia se atentaram em expor métodos de como os estudantes podem se distanciar das tristezas, medos e angústias. Além disso, apresentaram técnicas de como deve ocorrer a reorganização da rotina de estudos, sem que isso afete o aprendizado e a saúde psicológica. Ressaltaram ainda a importância de eliminar os pensamentos disfuncionais e apresentaram ideias de como recepcionar os estudantes pós-pandemia”, contou o professor Vicente.

"O encontro contou também com uma rica participação de alunos", disse o superintendente Jailson Mauricio Pinto que, juntamente com sua equipe, ouviu e esclareceu questionamentos dos estudantes do Ensino Médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  “Ouvir os estudantes e ver os esforços para vencer essa luta me emociona”, relatou.

Para finalizar, a aluna Enny Bonomo recitou um poema e a aluna Lívia Sacconi cantou uma música - ambas emocionaram os participantes. “Foi uma ação surpreendente. Nosso objetivo foi alcançado. Agradeço aos professores, a diretora Eliene Brandão e a todos que fizeram esse encontro virtual acontecer”, falou o professor Douglas Vicente.

“Já ouviu falar que ninguém pode tirar seu conhecimento? Guarde a infinidade no seu lado esquerdo do seu peito, vibre e agradeça por cada recomeço!” Estrofe de um poema autoral da aula Gabrielly Pereira Fanticelle.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043