22/10/2019 11h24 - Atualizado em 22/10/2019 14h59

Ações que incentivam a leitura são destaques em escolas da Rede Estadual

Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura foi celebrada de 16 a 20 de outubro.

A Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura foi celebrada pelas escolas da Rede Estadual entre os dias 16 e 20 de outubro. E uma delas foi a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Renato José da Costa Pacheco, em Vitória, que culminou todas as atividades relacionadas ao tema, desenvolvidas neste ano, durante a semana, como o projeto “Café com Sabor e Poesia”.

De acordo com a professora coordenadora de área (PCA) de Linguagens e Códigos, Zilma Rodrigues, “o ‘Café com Sabor e Poesia’ já é um clássico no Pacheco, que conta com a produção de textos instrucionais, como tutoriais, receitas poéticas e culinárias”, disse. Os pratos das receitas culinárias foram compartilhados com os colegas nas ações chamadas “Café Literário”, “Teatro de Rua” e “Roda de Leitura”.

Outras atividades como a exposição de livros para doação, a exibição de documentários produzidos para a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), e um concurso de frases sobre o tema "Incentivo à Leitura", às quais foram expostas no mural da escola para apreciação da comunidade escolar.

EEEFM Eurico Salles

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Eurico Salles, em Itaguaçu, a ideia foi trabalhar a leitura em Língua Portuguesa e Arte por meio da confecção de maquetes construídas pelos alunos, que também produziram peças teatrais e figuras artísticas.

Também foi trabalhado o poema “A Filha do Vale e do Sol”, que retrata Itaguaçu e sua cultura, escrito por José Renato Coan, escritor itaguaçuense. No mesmo dia, também foi realizado o “Chá Literário” para os alunos das 3ª séries do Ensino Médio, com estudo da obra “Seara Vermelha”, de Jorge Amado.

“Essas atividades tornam o desfecho da leitura um momento prazeroso e com mais network, promovendo mais comunicação entre os alunos e fortalecendo os trabalhos em grupo”, disse a diretora da escola, Araci Maria Hell Andrade.

CEEMTI João XXIII

O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) João XXIII, localizado em Barra de São Francisco, promoveu, na última sexta-feira (18), o II Café Literário. O projeto é a concretização de um desejo de tornar a literatura objetivo de interesse dos estudantes comO forma de propagação da arte e cultura.

“Além de exposições, foram apresentados teatros e músicas, sempre como foco nas escolas literárias. O Café Literário é o momento no qual, tanto alunos quanto professores, vivenciam a arte literária, pois, ao aprofundar esse conhecimento, os discentes se tornam personagens e autores, tornando a arte viva em cada fala e brilho nos olhos dos nossos artistas/estudantes ou estudantes/artistas”, disse a diretora escolar Marcia Lima de Souza.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI