03/05/2021 13h16 - Atualizado em 03/05/2021 13h18

Aluna da Rede Estadual conquista 1º lugar na etapa Estadual do 50º Concurso Internacional de Redação de Cartas

Mirelly Cristina Pedro, aluna da 2ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Joaquim Caetano de Paiva, localizada no município de Laranja da Terra, conquistou o primeiro lugar, na etapa Estadual, do 50º Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios, e passa agora a representar o Estado na fase Nacional.

“Minha reação foi de grande alegria e também surpresa, pois, foi um concurso bastante disputado. Não consegui conter minhas lágrimas, principalmente por saber que isso seria motivo de grande orgulho para minha família e também para comunidade escolar da qual faço parte”, disse Mirelly Cristina Pedro.

O resultado é fruto de uma ação dos professores da Área de Linguagens e Códigos que, neste ano, se propuseram a incentivar a produção textual, por meio do desenvolvimento de  sequências didáticas e Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) que atendessem não apenas o objetivo da seleção - proporcionar a crianças e adolescentes o exercício da criatividade e aprimoramento dos conhecimentos linguísticos -, mas também desse voz aos estudantes para escrever sobre o desafio de se adaptarem à realidade atual, como a pandemia e, especialmente, em relação à esperança da retomada das atividades diárias presencialmente na escola.

“Depois de tanto trabalho, a expectativa e a emoção de ter Mirelly Cristina Pedro em primeiro lugar na fase estadual é uma honra, pois além de muito inteligente é uma estudante dedicada. Entre suas qualidades, destaco, sobretudo, o gosto pela leitura e prontidão em ajudar os colegas. E agora, estamos na torcida pela próxima fase”, afirmou a professora de Língua Portuguesa, Jackeline Krause Pagung.

Para a realização do trabalho, foram organizadas ações de leituras e debates sobre o tema, escrita e reescrita de textos. Tudo isso considerando a adaptação e a retomada gradual de parte das atividades, o novo cenário do País em 2021, o avanço das pesquisas cientificas acerca do vírus, bem como a produção de vacinas. A primeira fase do 50º Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios foi a seleção interna dos textos a serem enviados para a etapa Estadual.

“Esse é um momento muito importante. É fruto de um trabalho coletivo da escola e do apoio das famílias, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia. A classificação da aluna é exemplo de que é possível superar as adversidades e alcançar bons resultados ”, destacou a diretora escolar, Míriam Klitzke Seibel.

Saiba mais: https://rb.gy/gfxsfa

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon