29/01/2024 15h33 - Atualizado em 29/01/2024 15h49

Aluna da Rede Estadual de Ensino conquista 960 em nota do Enem 2023

Joyce Lara do Nascimento Pioto, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francelina Carneiro Setúbal, localizada no município de Vila Velha, obteve a pontuação de 960 na redação do Enem. A estudante foi uma das participantes do programa Busca Ativa Escolar, iniciativa implementada em 2019 pela Secretaria da Educação (Sedu).

Com a temática proposta “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a aluna contou ter dissertado sobre a expressiva desvalorização associada ao contexto histórico impregnado pelo machismo, que subestima os trabalhos predominante femininos, resultando na formação de preconceitos estruturais robustos.

A trajetória de Joyce Pioto não foi isenta de desafios. Ela enfrentou momentos difíceis que a levaram a deixar a escola. No entanto, com o apoio de tratamentos psicológicos e psiquiátricos, aliados ao incentivo de amigos, familiares e da equipe escolar que faz parte do programa, especialmente da professora de Língua Portuguesa Thais Moreira, a estudante conseguiu superar as adversidades e retomar seus estudos, alcançando o sucesso acadêmico.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Texto: Thiago Mozzer

Comunicação da Sedu