29/01/2024 15h33 - Atualizado em 29/01/2024 15h49

Aluna da Rede Estadual de Ensino conquista 960 em nota do Enem 2023

A estudante foi uma das participantes do programa Busca Ativa Escolar, iniciativa implementada em 2019 pela Secretaria da Educação (Sedu).

Joyce Lara do Nascimento Pioto, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francelina Carneiro Setúbal, localizada no município de Vila Velha, obteve a pontuação de 960 na redação do Enem. A estudante foi uma das participantes do programa Busca Ativa Escolar, iniciativa implementada em 2019 pela Secretaria da Educação (Sedu).

Com a temática proposta “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a aluna contou ter dissertado sobre a expressiva desvalorização associada ao contexto histórico impregnado pelo machismo, que subestima os trabalhos predominante femininos, resultando na formação de preconceitos estruturais robustos.

A trajetória de Joyce Pioto não foi isenta de desafios. Ela enfrentou momentos difíceis que a levaram a deixar a escola. No entanto, com o apoio de tratamentos psicológicos e psiquiátricos, aliados ao incentivo de amigos, familiares e da equipe escolar que faz parte do programa, especialmente da professora de Língua Portuguesa Thais Moreira, a estudante conseguiu superar as adversidades e retomar seus estudos, alcançando o sucesso acadêmico.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Texto: Thiago Mozzer

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI