27/11/2023 17h10 - Atualizado em 29/11/2023 16h03

Aluna de Cariacica expões pinturas nos corredores da escola

Para a ação, foram selecionadas pinturas de mulheres negras, a fim de provocarem reflexões sobre a importância das questões étnico-raciais.

Julia Alessandra de Oliveira Cezar, estudante do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professor José Leão Nunes, em Cariacica, está expondo, ao longo do mês de novembro, alguns de seus trabalhos artísticos nos corredores da unidade escolar.

Para a ação, em alusão ao Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, foram selecionadas pinturas de mulheres negras, a fim de provocarem reflexões sobre a importância da data para as questões étnico-raciais.

Segundo a professora de Altas Habilidades e Superdotação, Bianca Samora Rodrigues, o projeto integrou as habilidades artísticas da aluna ao debate sobre a diversidade étnica, além de promover uma inclusão mais efetiva dos alunos atendidos pelo AEE em atividades coletivas. A professora de Artes Bia Pinho, também acompanhou a estudante durante as produções das pinturas.

“Integrando arte e cultura, no contexto social que marcaram a criação cultural da população Afro-brasileiro, a atividade buscou promover valores fundamentais de igualdade, respeito e consciência cultural, demonstrando aos demais alunos a importância desta data”, destacou a professora Bianca Samora Rodrigues.

Sobre a exposição, a estudante expressou sua alegria ao participar do projeto, destacando a felicidade em pintar mulheres africanas. "Eu gostei muito de pintar a mulher africana com tinta guache, foi minha única felicidade. Assim eu aprendi que todo mundo tem o mesmo direito e que devemos respeitar uns aos outros", disse Julia Alessandra.

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI