02/06/2023 11h55

Alunos aprendem sobre imigração italiana durante visita a Santa Teresa

Ação foi realizada pela Escola Professor Fernando Duarte Rabelo, localizada em Vitória. 

O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Professor Fernando Duarte Rabelo, localizado em Vitória, proporcionou aos alunos, nessa quarta-feira (31), uma visita técnica e pedagógica ao município de Santa Teresa, como parte do projeto “Viaggio in Italia”, realizado na disciplina de História.  

Durante as aulas, o professor de História Martinho Guilherme Fonseca Soares discutiu o processo de imigração dos italianos para o Brasil no século XX e como vivem osimigrantes italianos que se instalaram no município de Santa Teresa, onde fundaram o Núcleo Timbuy. 

“A História é uma disciplina cujo objeto de estudo não é outro senão o homem no tempo e no espaço. A visita ao município de Santa Teresa nos oportunizou conhecer as permanências da imigração italiana do ponto de vista arquitetônico e gastronômico, mas também sua implicação na dinâmica econômica do Espírito Santo como um todo. Os estudantes puderam conhecer os empreendimentos que, ao mesmo tempo que geram renda para a população local, ajudam a preservar e a valorizar a cultura italiana”, disse Soares.

Ainda segundo o professor, o diferencial da ação foi conectar os estudantes aos conceitos e fatos históricos discutidos em sala de aula, permitindo aos alunos compreender as permanências e rupturas da história no dia a dia. 

Para o estudante Miguel de Menezes Ribeiro, da 3ª série do Ensino Médio, a viagem proporcionou que ele pudesse ver, de perto, alguns traços da cultura italiana. “O professor discutiu conosco e nos ajudou a perceber também como essa cultura e a história podem gerar renda e como é importante sua valorização. A gastronomia italiana foi o que mais me chamou atenção. Talvez eu siga carreira nessa área”, afirmou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI