05/06/2020 17h01 - Atualizado em 05/06/2020 17h21

Alunos da Escola Graça Aranha gravam vídeos sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

A data é celebrada nesta sexta-feira, 05 de junho.

Nesta sexta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, de Santa Maria de Jetibá, realizou um projeto com os alunos, desafiando-os a produzir vídeos com o tema "Como eu posso presentear o meio ambiente?".

A atividade foi coordenada pelas professoras do Ensino Fundamental Ivone Sipolatti e Nieder Lemos. “De forma lúdica, o tema chamou atenção dos alunos, que ficaram empolgados em gravar os vídeos, devido ao ‘aniversário’ do meio ambiente, comemorado nesta sexta-feira. Ao trabalhar o pedagógico de forma lúdica, damos ‘asas’ à imaginação das crianças, e o resultado dos vídeos foi fantástico”, disse a professora Ivone Sipolatti.

Um dos vídeos foi produzido pela aluna do 5º ano Ana Flavia Berger. Ela lista uma série de dicas de como preservar o meio ambiente, descartando corretamente o lixo, economizando água, diminuindo a utilização de veículos próprios, entre outros.

Segundo a professora Ivone Sipolatti, a ideia foi também incentivar que as dicas gravadas nos vídeos se tornem hábitos das famílias dos estudantes. “As ações que trabalhamos com os alunos durante toda semana, que culminou nos vídeos, tem o objetivo de ensinar os alunos às práticas de preservação ambiental em suas casas”, falou.

A aluna do 4º ano Sthefany Valcher Fiorotti foi bem criativa e escolheu gravar o vídeo perto de um lago e deixou seu recado. “Você sabia que tudo que temos hoje nasceu do meio ambiente? Mas o meio ambiente não está tão lindo com tanta poluição. Por isso, cuide dele plantando uma árvore perto da sua casa, como eu e meu pai fizemos”, contou a estudante, mostrando a árvore que plantou.

Já Jorge Efrahim Brandt Berto, do 5º ano, escreveu uma carta que fala sobre a sobrevivência humana com um ambiente favorável e sugeriu: “sabemos que os avanços tecnológicos têm nos proporcionado recursos e opções de construir um meio ambiente mais autossustentável, com a oportunidade de reciclar e gerar energia capaz de agredir menos o nosso planeta.”

O diretor da EEEFM Graça Aranha, Denilson Garcia, acompanhou todo o processo das atividades. “O projeto foi todo feito remoto e resultou nesse maravilhoso trabalho das professoras e estudantes, mesmo distantes. Nossos alunos são brilhantes”, pontuou.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI