19/08/2020 10h57 - Atualizado em 19/08/2020 16h27

Alunos da Rede Estadual participam de projeto de iniciação científica sobre a Covid-19

A iniciação científica é uma parceria entre o Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) com o Projeto Experimentoteca de Biologia da Ufes.

Os alunos das salas de recursos de Altas Habilidades/Superdotação da Grande Vitória estão participando de atividades de iniciação científica sobre o novo Coronavírus (Covid-19). A iniciativa está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em parceria com o Projeto Experimentoteca de Biologia, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Recentemente a parceria se estendeu para o Departamento de Biologia/Laboratório de Ensino e concentrou as suas atividades nesta área do conhecimento.

A ação partiu da professora Simone Clarindo, do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para Altas Habiliodades/Superdotação (AH/SD), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Colégio Estadual, em Vitória, a partir da problematização da temática sobre a Covid-19 com os estudantes indicados para participarem do projeto, já que se trata de um assunto atual.

A proposta nesse momento envolve atividades com aulas remotas todas as quartas-feiras, às 15 horas, e conta com a participação de 10 alunos de escolas de Vitória, que são: (EEEFM) do Colégio Estadual, de Vitória; (EEEFM) Agenor Roris), de Vila Velha; (EEEFM Belmiro Teixeira, da Serra; (CEEFMTI) Professor José Leão Nunes, de Cariacica. O objetivo do projeto é desenvolver pesquisas, discussões e elaboração de produtos para a Divulgação Científica sobre o novo Coronavírus, para a comunidade escolar e a sociedade de forma geral.

O projeto iniciou as suas atividades no mês de maio com planejamentos, captação de alunos com o perfil de pesquisadores e sondagem de interesses com esses estudantes. As atividades pedagógicas começaram com aula inaugural no dia 05 de agosto e têm em sua equipe de trabalho: a professora de Biologia Gabriela Scoto, monitora voluntário do Laboratório de Ensino de Biologia da UFES; a professora especialista em AH/SD Simone Clarindo; e a professora técnica especialista em AH/SD, Adriane Nunes, do NAAH/S.

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