Alunos da Rede participam do Encontro Capixaba de Iniciação Científica de Matemática
Estudantes da Rede Pública Estadual integrantes do Programa Matemática na Rede participaram, na última sexta-feira (03) e sábado (04), do Encontro Capixaba de Iniciação Científica de Matemática (ECICMAT 2025), realizado no Hotel Sesc de Praia Formosa, em Aracruz. O evento reuniu 225 participantes, entre estudantes e professores de diversas regiões do Espírito Santo, em dois dias de intensa troca de experiências, aprendizado e entusiasmo pela Matemática.
Promovido pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o encontro proporcionou um ambiente de imersão científica voltado ao desenvolvimento do pensamento lógico, da criatividade e da colaboração.
A programação foi marcada por palestras, oficinas, jogos, experimentos e momentos de convivência, que despertaram a curiosidade dos participantes e reforçaram a importância da Matemática no cotidiano. Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, integrantes dos projetos de iniciação científica PicMat e PIC da OBMEP, representaram 25 municípios capixabas, entre eles Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Jaguaré, São Mateus, Vitória e Vila Velha.
As palestras e os momentos de resolução de problemas foram conduzidos por professores do Comitê Acadêmico e do Portal da OBMEP, além de docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Os temas abordaram desde conteúdos matemáticos aplicados até reflexões sobre o papel da disciplina na formação do pensamento crítico.
Entre as atividades mais aguardadas, destacou-se a participação dos estudantes em um experimento interativo realizado pelo Laboratório de Telecomunicações (Labtel/Ufes), que uniu teoria e prática de forma dinâmica. Também foram promovidas atividades lúdicas e desafios criativos, que animaram o público e mostraram como a Matemática pode ser divertida e acessível.
De acordo com o professor de Matemática e coordenador do programa, Wellington Rosa de Azevedo, o encontro é uma oportunidade de aprofundamento e integração entre estudantes e professores.
“Reunir alguns estudantes dos projetos PicMat e PIC da OBMEP em um ambiente de imersão com professores renomados nacionalmente é oportunizar a troca de experiências entre eles, ampliar o conhecimento matemático e desenvolver habilidades que contribuem para diversos aspectos cognitivos”, destacou o professor.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-770