29/06/2023 14h26

Alunos da Serra apresentam atividades realizadas por meio do Pipat

Projeto contou com exposições, palestras e apresentações de trabalhos.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Germano André Lube, localizada na Serra, realizou, nessa quarta-feira (28), um evento de apresentação dos trabalhos desenvolvidos no Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat).

Por meio do conhecimento e da interdisciplinaridade, que proporcionou o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, a atividade contou com exposições, palestras e apresentações de trabalhos. Com o lema #territóriodosaberparapertencer!, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar seus projetos e demonstrar o que aprenderam.

A coordenadora do projeto, Daniela Rodor, destacou a importância dessa iniciativa para a comunidade escolar. Segundo ela, o projeto visa a fortalecer o vínculo dos estudantes com seu território e a promover uma educação mais contextualizada e significativa.

“Os professores decidiram adotar uma abordagem mais tecnológica em suas práticas educacionais e os resultados obtidos foram surpreendentes, especialmente no que diz respeito à inclusão digital dos estudantes. Essa abordagem trouxe uma nova dimensão ao ambiente educacional, promovendo uma educação mais interativa, personalizada e adaptada aos desafios do mundo digital”, disse Daniela Rodor.

O aluno Moisés Costa Lima, que realizou uma exposição intitulada "Revisitando Memórias do Meu Território", acredita que é fundamental apoiar a história e as vivências locais. “Estou muito feliz e grato por essa oportunidade que tive de desenvolver habilidades na pintura e na escrita dentro da Escola Germano André Lube e no projeto Pipat. Foi um privilégio aprender sobre o meu território e entender a ideia de pertencimento”, disse o estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Pipat

O Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat) é um componente do currículo da Educação de Jovens e Adultos desde 2021 e tem como objetivos promover o senso de pertencimento e estabelecer uma relação entre a comunidade escolar e o território local.

Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br