Alunos da Serra programam modelos de cenários econômicos interativos
Ao longo do ano letivo de 2024, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada no município da Serra, tem desenvolvido um projeto interdisciplinar que integra robótica e economia com o uso do Lego Spike Prime. A iniciativa propõe a criação de modelos que representem diferentes cenários econômicos, utilizando os conceitos de estimativa, economia e programação, por meio das funcionalidades do jogo.
Para a realização das atividades, os estudantes têm trabalhado com linguagem computacional por blocos, promovendo o domínio sobre os conceitos básicos de programação e aplicando-os na resolução de problemas reais. Desse modo, a experiência não só aproximou os alunos da tecnologia e do mercado de trabalho, mas também incentivou a criatividade e o pensamento crítico.
A professora de Matemática, Lourhania Bittencourt, explicou que, visando uma aprendizagem prática e interativa, os alunos devem estimar custos de produção, quantitativo de peças, calcular custo dos materiais, estabelecer preços e analisar a relação entre oferta e demanda. “A interação com o Lego Spike Prime trouxe um novo dinamismo, permitindo que os alunos visualizassem conceitos econômicos de forma prática”, frisou a docente.
Além disso, durante o processo de produção dos protótipos, com o auxílio da plataforma digital do jogo, era necessário programar as ações que seriam desenvolvidas fisicamente. Deste modo, a abordagem não apenas os familiarizou com a robótica e a automação, mas também os preparou para o domínio de linguagens de programação formais, cada vez mais essenciais no mercado de trabalho.
Lourhania Bittencourt destacou ainda que a atividade buscou unir conceitos teóricos a uma prática tangível, proporcionando aos alunos a experiência de experimentarem e visualizarem cenários reais em um ambiente interativo, ao mesmo tempo que a programação por blocos ofereceu uma introdução acessível à lógica computacional, preparando os alunos para desafios futuros em um mundo cada vez mais digitalizado.
Após as primeiras demonstrações de funcionalidade, o estudante Weverton Luiz Barros compartilhou sua experiência: “A utilização do Lego nas aulas foi uma grande revelação para mim. A experiência de usar o Lego nas atividades é muito gratificante e estimulou minha criatividade de maneira incrível. Estamos aprendendo a dominar o Lego para criar projetos relacionados à matéria, e eu até estou empolgado com a ideia de construir um carrinho que se mova por meio de comandos via Bluetooth. Esse tipo de abordagem não só torna o aprendizado mais dinâmico, mas também aumenta nosso entusiasmo e vontade de explorar novos conceitos”.
Lego Spike Prime Education
O Lego Spike Prime Education é uma solução de aprendizado completa que une o jogo prático com experiências de codificação digital. A programação de “arrastar e soltar” e os planos de aula dentro do aplicativo SPIKE Prime são transferidos para o hub programável para dar vida às construções físicas
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