24/08/2023 10h51

Alunos de Alegre participam de aula de campo no Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica

Durante a visita os estudantes conheceram a importância de iniciativas de proteção dos recursos naturais.

Estudantes do Ensino Fundamental do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Aristeu Aguiar, localizado em Alegre, participaram, na última quarta-feira (16), de uma aula de campo no Polo de Educação Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Campus Alegre. O objetivo da ação foi conhecer os desafios e as oportunidades na preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

A atividade faz parte do calendário de atividades da disciplina eletiva "Água: Fonte da Vida” e busca sensibilizar os alunos sobre a importância dos recursos hídricos para a sociedade, além de possibilitar a análise dos impactos socioambientais e econômicos no bioma da Mata Atlântica. Os estudantes também aprenderam sobre a importância das nascentes para a manutenção hídrica da bacia hidrográfica do Rio Itapemirim.

Durante o passeio, os estudantes conheceram o Polo de Educação Ambiental, que abrange cerca de 70 hectares de área florestal da Mata Atlântica, recuperados nas últimas décadas, testemunhando a possibilidade de transformação de áreas anteriormente degradadas em locais de conservação da natureza e da oferta de serviços ecossistêmicos.

A aula de campo foi ministrada conjuntamente entre os professores da disciplina de Geografia Victor Massini (Rede Estadual) e Aramis Cortes (Ifes). “A aula diversificada em um ambiente não formal de educação não apenas aprofundou o entendimento dos alunos sobre a preservação ambiental, mas também inspirou um compromisso contínuo com a conservação das riquezas naturais da Mata Atlântica do Espírito Santo”, disse o professor Victor Massini.

Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br