Estudantes promovem 1ª Expo Bio em escola de Alegre
Participaram os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Tempo Integral Aristeu Aguiar.
Alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Tempo Integral Aristeu Aguiar, localizada em Alegre, promoveram a 1ª Expo Bio, na última semana. O evento, orientado pela professora de Biologia da unidade, Juliana Meneguelli, surgiu no intuito de dar ainda mais dinamismo às aulas, usando estratégias diversificadas de ensino.
A programação contou com a apresentação da carreira do biólogo, com a participação de profissionais que atuam na área; além de um momento de integração entre os biólogos e os alunos, no “Café com Bio”. Também fez parte do evento um Concurso de Fotografias, com o tema “Um novo olhar sobre o ambiente”, envolvendo o conteúdo de relações ecológicas, com premiação para os três primeiros lugares.
“É preciso fazer com que os alunos entendam os conteúdos, adquiram competências, através de práticas pedagógicas que permitam-lhes sair da forma passiva do processo de ensino-aprendizagem, para uma postura mais ativa. E, por que não por meio das imagens? Das fotos produzidas por eles mesmos? Através das lentes podem contextualizar o mundo à sua volta, mostrar o cotidiano, aquilo que eles veem e retratam nas imagens é o que estudam em sala”, defendeu a professora.
A atividade prática, afirma Juliana Meneguelli, justifica-se porque trabalhar imagens, permite desenvolver alunos observadores, críticos, reflexivos, sensíveis e construtores de conhecimentos. “Nesse processo de aprendizagem, a fotografia não é o produto final, mas a observação, análise e estudo da imagem/foto e as inferências com que o aluno produzirá a partir dela, o que é de mais significativo, pois, contribuirá para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo”, explicou.
Texto: Mirela Marcarini
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888