Alunos de Cachoeiro de Itapemirim apresentam conceito de ‘Ubuntu’
Evento teve como objetivo promover um espaço de valorização da herança cultural africana.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Agostinho Simonato, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, realizou, no dia 29 de agosto, o sarau multicultural “Ubuntu: A África que Habita em Nós”. O evento teve como objetivo promover um espaço de valorização da herança cultural africana, destacando a importância do reconhecimento étnico-racial.
Durante a realização das atividades, marcadas por apresentações artísticas, incluindo declamações de poesias, leituras de textos, danças e músicas, o autorreconhecimento e o letramento racial estimularam reflexões sobre os direitos, deveres e a responsabilidade social de cada um.
De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Agiane da Penha Gomes, por meio dessa atividade, a escola buscou não apenas combater o racismo recreativo, mas também celebrar a cultura africana, fortalecer a inclusão e o respeito à diversidade, promovendo um legado duradouro de empoderamento, respeito e transformação social para toda a comunidade escolar.
"O sarau é uma extensão da disciplina 'Ubuntu: A África que Habita em Nós', que busca transformar a realidade social de nossos alunos. Colaborar para a construção de uma sociedade mais igualitária é um sonho que se concretiza a cada atividade desenvolvida", contou Agiane da Penha Gomes.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707