22/10/2021 13h31

Alunos de Cachoeiro de Itapemirim participam de Ciclo de Palestras Motivacionais

Ação foi realizada pela EEEFM Professora Hosana Salles.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Hosana Salles, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, promoveu um Ciclo de Palestras Motivacionais, voltado para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

A primeira palestra teve como tema "Sonhar, Agir e Vencer", ministrada pela advogada Sílvia Estácio, aluna egressa da unidade de ensino. Segundo a professora de História Flávia Guimarães, o objetivo de contar com uma ex-aluna para narrar sobre sua jornada acadêmica e profissional é possibilitar aos alunos uma reflexão sobre histórias de vida.

“Essa palestra estimulou e orientou os estudantes a compreender que o sucesso das realizações pessoais depende de algumas etapas iniciais e que a idealização de um sonho e os mecanismos necessários para a sua materialização são algumas dessas etapas. Ou seja, é importante desenvolver o planejamento das realizações pessoais”, disse a professora de Língua Portuguesa, Patrícia Peres Ferreira Nicolini.

A segunda palestra contou o palestrante motivacional Roger Pacífico, que desenvolveu sobre o tema "Em busca do meu caminho: quem eu quero ser?". “O momento permitiu que os alunos compreendessem que a elaboração de um primeiro projeto para uma vida toda é iniciada na escola”, destacou a professora de Língua Inglesa Maureen Soncin.

Na terceira palestra, foi a vez da influenciadora digital Malu Paris falar sobre o tema "Identidade e Sociedade: o meu lugar no mundo". Ela contou sobre como perdeu a audição aos cinco anos de idade e a jornada para vencer o bullying e se aceitar como surda. A jovem falou sobre sua representatividade e como a identificação de outras pessoas surdas com os seus vídeos a ajudou a resistir. Malu Paris contou aos alunos que está estudando para se tornar jornalista esportiva.

“Foi um momento que possibilitou aos alunos a reflexão sobre uma história de vida incrível. Ela conseguiu promover um ambiente reflexivo, fundamental para o desenvolvimento do autoconhecimento que levou os estudantes ao reconhecimento de si, de suas forças e das limitações a serem superadas, e da autoconfiança e autodeterminação”, ressaltou a professora Patrícia Nicolini.

Para finalizar o ciclo de palestras, nessa quinta-feira (21), o professor universitário Osman Santana ministrou a palestra "O que e quando é o futuro?". A condução da fala do palestrante ressaltou que realizações futuras dependem das decisões e escolhas feitas no presente.

“Foram momentos de muita aprendizagem, tanto para os alunos quanto para o corpo docente da escola”, disse Patrícia Nicolini.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata