Alunos de Cariacica expõem obras inspiradas na relação entre a cidade e a água

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jesus Cristo Rei, localizada no município de Cariacica, realizou, na última quarta-feira (19), a oficina multidisciplinar “Baía de Vitória: outras margens possíveis”. O projeto buscou, além de integrar conceitos de Geografia, Biologia, Artes e Sociologia, estimular a percepção dos estudantes sobre a natureza, o corpo e o espaço urbano, incentivando a criação artística inspirada na relação entre a cidade e a água.
Durante o encontro, os estudantes participaram de uma roda de conversa com a artista-educadora Maria Luiza Galacha sobre as diferentes formas de expressão e representação do meio ambiente por meio da arte. "O objetivo é explorar a subjetividade de cada um. É colocar em prática seus gostos e suas características”, destacou a convidada.
Em seguida, após as reflexões propostas pela artista, os alunos tiveram a oportunidade de criar obras visuais inspiradas nas discussões, as quais passaram a compor uma exposição coletiva no Armazém 5, em Vitória.
De acordo com o professor de Artes, Winny Rocha, o contato direto com o processo artístico e a possibilidade de ter seus trabalhos expostos junto aos de artistas profissionais despertaram entusiasmo e orgulho nos estudantes, impactando diretamente sua autoestima e seu envolvimento com o aprendizado. “Nosso projeto reafirma a importância de iniciativas que integram educação, cultura e meio ambiente, estimulando uma forma mais sensível e reflexiva de compreender o mundo”, destacou o professor.
Ao encontrar sua obra exposta, o estudante Pedro Antônio Couto Soares compartilhou sua empolgação: “Foi algo novo que me fez aprender muito mais sobre arte. Nunca tinha pensado em como a arte pode nos ajudar a entender o que está ao nosso redor.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez
Deborah Hemerly
(27) 3636-7706 / 3636-7707