20/05/2019 15h25 - Atualizado em 23/05/2019 09h20

Alunos de Colatina criam regador para economizar água na agricultura

A inovação foi criada por um grupo de alunos na aula de Robótica da Escola Honório Fraga.

Os alunos da Escola Honório Fraga, em Colatina, têm utilizado a tecnologia para aprender e desenvolver ferramentas inovadoras. São cerca de 30 estudantes de Robótica da unidade de ensino, que fomenta a chamada ‘Educação 4.0’ tendo em vista a necessidade de demandas do futuro mercado de trabalho para estes jovens. Eles criaram uma espécie de robô para economizar água na nos processos de irrigação.

O professor de Robótica e coordenador do curso Médio Integrado da escola, Tiago Araújo, destaca que o regador é uma das frentes de trabalho deste ano. “Os projetos estão voltados para a economia local de Colatina. Uma destas frentes é a agricultura, com o regador, que está focado na agricultura de precisão e sensoriamento de lavoura, por exemplo. A outra frente de trabalho será a indústria têxtil”, disse.

“O regador cruza informações com sensores de umidade e temperatura e verifica, a cada 30 segundos, a necessidade de rega da planta. Assim, é possível evitar o desperdício”, explicou.

Fazem parte do grupo responsável pela criação do equipamento os alunos Thamyris Marques, de 18 anos, Alexandre Cardozo, de 16 anos, e Ludmila Dias, também com 16 anos.

Educação 4.0

Responde à chamada ‘Quarta revolução Industrial’, em que a linguagem computacional, a Internet, a Inteligência Artificial, os robôs e outras tecnologias se somam para dinamizar os processos nos mais diversos segmentos da Indústria. A educação se baseia no fazer fazendo. O conceito traz a ideia de aprender coisas diferentes e maneiras diferentes, por meio de experiências e projetos testes.

Texto: Geiza Ardiçon

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI