Alunos de Colatina desenvolvem museu virtual
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, localizada em Colatina, realizou, no dia 28 de outubro, o projeto “Expresso Literário”. A iniciativa promoveu a criação de museus virtuais que contaram com visitas guiadas em realidade virtual.
A professora de Artes Joyce Matos ressaltou que o objetivo foi incentivar a leitura e a escrita, além de aprofundar o conhecimento cultural e linguístico dos estudantes, proporcionando uma interação imersiva com temas literários. “Essa abordagem ampliou a visão crítica e contextual dos participantes sobre a sociedade e suas vivências, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar”, destacou a docente.
Para o desenvolvimento da ação, os alunos foram protagonistas em cada etapa do processo. Desde o planejamento temático e a curadoria dos conteúdos até a produção de materiais interativos, como vídeos, tours em 3D e animações. A experiência engajou cada participante de maneira ativa. “Divididos em áreas temáticas, os museus refletiram o aprendizado das aulas de Artes, Língua Estrangeira e Tecnologias, construindo uma narrativa educativa que mostrou a relevância e a aplicabilidade do conhecimento adquirido”, complementou Joyce Matos.
Beatryz Dias de Souza, estudante do curso técnico em Informática e uma das coprodutoras do projeto, frisou que o “Expresso Literário” não só inovou na forma de transmitir conhecimento, mas também reforçou os Pilares da Educação discutidos em sala de aula.
“Foi muito gratificante participar desse trabalho. Além de estar diretamente envolvida na criação, minha curiosidade sobre tecnologia e gosto pela leitura aumentaram muito. Descobri o quanto é interessante ler e imaginar cenários e personagens, deixando a mente criar e encaixar toda a história”, disse a jovem.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707