31/05/2023 11h12

Alunos de Colatina ministram oficina de letramento digital

Participaram da ação, como aprendizes, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Conde de Linhares, localizado no município de Colatina, ministraram, na última quinta-feira (25), uma oficina de letramento digital para os alunos do primeiro segmento da Educação de Jovens e adultos (EJA).

A iniciativa surgiu da necessidade de integrar os conteúdos da Base Nacional às habilidades da cultura digital. Para potencializar a ideia, os estudantes que participam do Clube de Informática da escola, se propuseram a ministrar a oficina, com o objetivo de compartilhar saberes voltados às tecnologias digitais.

Os Jovens Protagonistas da escola falaram sobre a experiência. “A sensação de estar em um ambiente e perceber a vontade do outro em aprender é algo gratificante. Partilhar conhecimento faz com que cresçamos”, afirmou a aluna Ana Vitória Ribeiro Alves. Já o estudante Arthur Arthur Moreira Martins disse que a oportunidade de compartilhar os saberes da cultura digital contribui para aprendizagens de forma eficiente.

O protagonismo juvenil é uma prática educativa desenvolvida para os jovens, em que eles são o elemento central das atividades, participando de todas as fases do processo educativo, desde a elaboração, execução e avaliação das ações propostas, com o objetivo de estimular a participação social do jovem na comunidade.

O aluno da EJA Washington Ferreira de Oliveira, que participou da oficina, disse que a experiência foi muito proveitosa. “Aprendi como utilizar algumas ferramentas digitais no cotidiano, e a troca de experiência entre os estudantes é algo que faz com que possamos aprender conceitos de acordo com a linguagem simples e eficaz”, relatou o estudante.

A diretora da unidade de ensino, Cintia Pancieri, destacou que vivencias e práticas em protagonismos são fundamentais para o propósito da formação integral dos estudantes. “Oferecer à comunidade escolar os benefícios dessa ação protagonista traduz na valoração e partilha de saberes em que todos os envolvidos têm a oportunidade de consolidar as competências socioemocionais”, pontuou a diretora.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI