Alunos de Colatina participam de experimento sensorial

Estudantes com deficiência visual do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Pedro Antônio Vitali, localizado no município de Colatina, participaram, nessa segunda-feira (31), de uma aula sensorial sobre os conceitos de calor, temperatura e equilíbrio térmico.
Segundo a professora de Física Nilsirlania Schmithberg, o experimento buscou demonstrar, por meio do tato, como ocorre a transferência de energia térmica de um corpo para outro ao imergir as mãos em recipientes com água em diferentes temperaturas. “O ponto de fusão do gelo e a ebulição da água não eram apenas teorias abstratas, mas sensações concretas vivenciadas na pele”, explicou a docente.
Ainda de acordo com a professora, a atividade permitiu uma compreensão mais aprofundada do conteúdo, aliando experiência prática e inclusão: “O desenvolvimento sensorial foi um dos grandes diferenciais, tornando o estudante protagonista de seu próprio aprendizado.”
"A atividade trouxe resultados pedagógicos expressivos, demonstrando que o aprendizado não se limita às formas convencionais de ensino. A adaptação da aula garantiu acessibilidade e equidade, provando que a ciência pode ser sentida e compreendida de diversas maneiras”, ressaltou Nilsirlania Schmithberg.
Após participar do experimento, o aluno José Carlos Pereira destacou que o impacto dessa experiência vai além da aprendizagem de um conteúdo específico, reforçando a importância de práticas pedagógicas que respeitam e valorizam as diferenças, tornando a educação um caminho acessível a todos.
"Essa aula foi muito boa! Consegui sentir a física acontecendo nas minhas mãos. Às vezes, as explicações são um pouco abstratas, mas, com essa experiência, tudo ficou mais claro e fácil de lembrar", frisou o estudante.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosede@sedu.es.gov.br
Iris Carolina Miguez
Deborah Hemerly
(27) 3636-7706 / 3636-7707