Alunos de Colatina produzem documentários sobre espaço de vivência, cultura e raízes
As produções foram atividades práticas voltadas às concepções geográficas que norteiam o ensino da disciplina.
Os alunos da 1ª série do Ensino Médio Integrado ao curso técnico em informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, em Colatina, desenvolveram, durante as aulas de Geografia, atividades práticas voltadas às concepções geográficas que norteiam o ensino da disciplina (lugar, território, paisagem, região e espaço geográfico).
Fazendo uso das tecnologias disponibilizadas pela escola, os alunos produziram vídeos e documentários sobre seus lugares de origem, evidenciando os laços afetivos com seus espaços de vivência e de identidade. “Percebemos a importância de abordar o conceito nas concepções contemporâneas da Geografia em um mundo cada vez mais globalizado. O lugar assume contornos importantes, por se tratar do espaço onde o processo se inicia e se concretiza, sendo marcado por dinâmicas próprias, carregadas de tradições, costumes e culturas que necessitam ser preservadas e respeitadas”, disse o professor José Augusto de Araújo Pires.
Segunda a aluna Alana Maria Peichin, “a produção do vídeo permitiu uma reflexão sobre meu espaço de vivência, consegui perceber como são relevantes as coisas mais simples do meu cotidiano, como a minha família, casa, quarto, igreja e amigos, que colaboram para construção de minha identidade e caráter”, relatou.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br