22/07/2019 16h00

Alunos de escola de Cachoeiro realizam aula prática de Ciências para reconhecer ácidos e bases

Com o objetivo de identificar substâncias ácidas e básicas, através da utilização de materiais comuns, alunos do 9º ano da Escola Professor Domingos Ubaldo, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, realizaram uma aula prática de ciências na última semana. Com o tema “Reconhecendo ácidos e bases do dia a dia”, aos alunos utilizaram materiais como sabão em pó, suco de limão, cloro e bicarbonato de sódio, além de indicador ácido/base como o extrato do repolho roxo, com pH neutro.

“A experimentação permite ao aluno saborear os conteúdos de forma concreta, estimulando-o a ser protagonista da vivência pedagógica proposta. Acreditamos que os alunos devem ser encarados como agentes ativos no processo de ensino/aprendizagem e que eles devem sempre tocar, experimentar, conhecer, reexperimentar, concluir”, afirmou o professor regente da disciplina de Ciências, Willian Moreira da Costa.

A aula comprovou que a experimentação, no ensino de Ciências, é uma ferramenta essencial não somente para aprender os conteúdos na forma prática, mas também como auxílio na consolidação de cada um desses saberes. O reconhecimento de ácidos e bases pode ser feito com indicadores naturais, que variam de cor, de acordo com o material adicionado a eles.

“A prática possibilitou o contato com o conteúdo que o professor nos apresentou em sala de aula. Ficamos muito satisfeitos com as misturas, e também com os resultados, especialmente, com as cores que as misturas formaram, o experimento fez com que nós nos interessássemos mais pela matéria”, relatou a aluna Ester Freitas Grativol.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI