02/09/2024 17h07

Alunos de Escola do Futuro em Vitória desenvolvem audiolivro

A atividade buscou incentivar os estudantes a interpretar e discutir obras literárias de maneira crítica e colaborativa.

Os alunos da disciplina eletiva “Café com Prosa”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli, Escola da Futuro localizada em Vitória, produziram um audiolivro. O objetivo da ação foi despertar nos alunos o interesse pela leitura e a literatura, incentivando-os a interpretar e discutir obras literárias de maneira crítica e colaborativa.

Guiados pela professora Gabriella Cândido Moreira, os alunos mergulharam na leitura e interpretação de contos e poemas. Durante o trimestre, eles participaram de tertúlias dialógicas, discutindo textos literários de forma aberta e reflexiva, o que incentivou a troca de ideias e a conexão profunda com a literatura, gerando a oportunidade para o desenvolvimento do audiolivro.

Como parte do projeto, os estudantes gravaram leituras dos textos que os impactaram, criando um audiolivro que foi editado e apresentado na culminância das eletivas, realizada no dia 26 de agosto. A criação do audiolivro também buscou desenvolver a expressão oral e a compreensão literária de cada um. Embora os áudios não possam ser tornados públicos devido a restrições de direitos autorais, eles foram compartilhados entre os colegas e acessados nos computadores da escola e nos celulares dos próprios alunos.

"Foi uma experiência incrível poder escolher um texto que realmente tocou o meu coração e compartilhar com os colegas o que ele significava para mim. Fazer parte da produção do audiolivro também foi muito gratificante", comentou a estudante Isabelly de Jesus Lellis.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br