13/08/2019 15h58

Alunos de escola em Feu Rosa, na Serra, participam de graduação de Capoeira

A prática desportiva ajuda no desenvolvimento e harmonia entre alunos, que participam do projeto no contraturno das aulas.

O último sábado (10) foi marcante para os 30 alunos do grupo de capoeira da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Engracio da Silva, em Feu Rosa, na Serra. Os alunos participaram da primeira graduação. A cerimônia contou com a entrega da corda e camisa do projeto. O evento também contou com a presença de familiares dos alunos e mestres de capoeira de grupos da Grande Vitória.

A diretora da unidade de ensino, Fabíola Barcelos Risso, destacou que, além do desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo dos alunos, a iniciativa também tem auxiliado nas questões disciplinares dentro da escola. “A prática da Capoeira ajuda no gerenciamento das emoções e, de forma coletiva e ética, direciona no aprendizado acerca do respeito sobre seu adversário”, disse.

Fabíola Barcelos Risso ainda enfatizou que o desenvolvimento do projeto auxilia os alunos a tornarem-se capazes de construir autoconhecimento.

As aulas de capoeira são realizadas duas vezes por semana, no horário contrário ao de aula dos estudantes. Eles são orientados pelo professor de Educação Física da escola. “Com essas atividades sendo desenvolvidas no contraturno, tornou-se possível trazer os alunos para mais próximos da escola e gerou um impacto positivo em toda a comunidade escolar, pois o ambiente se torna mais saudável”, comemorou a diretora.

Informações à imprensa

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata