19/05/2023 11h54

Alunos do Ensino Médio Integrado à Logística participam de visita técnica na Serra

Ação foi realizada pela Escola Professor João Antunes das Dores.

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio Integrado à Logística, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor João Antunes das Dores, localizada na Serra, participaram, no último dia 11 de maio, de uma visita técnica a um centro de distribuição logística. A ação faz parte do Projeto Logística & Mercado de Trabalho.

O projeto é articulado com as metodologias pedagógicas simultâneas e interdisciplinares nas áreas de Aprofundamento, aplicadas na disciplina de Introdução à Logística e Teoria Geral da Administração, e de Formação para o Mundo do Trabalho, na disciplina de Higiene, Saúde e Segurança.

A visita técnica compreendeu uma breve palestra concedida por representantes da empresa, seguida de visita monitorada e orientada para compreender as principais atribuições de um centro de distribuição logístico e dos profissionais envolvidos nas operações deste setor, além da instrução prática dos conhecimentos obtidos em sala de aula e a possibilidade de relacionar conteúdos estudados com a prática observada.

O objetivo da ação foi proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades para que eles possam se inserir no mercado de trabalho de maneira crítica, criativa e responsável. Também visou possibilitar o fortalecimento do protagonismo juvenil e habilitar os jovens aprendizes para o mercado de trabalho.

Na visita técnica, os estudantes participaram de uma aula prática sobre a estrutura logística utilizada pelas empresas para recebimento, separação, preparação e expedição de produtos até os pontos de venda, além de algumas características importantes aos centros de distribuição.

“A visita foi muito boa para a nossa aprendizagem, para a nossa evolução como pessoa e nós pudemos aprender bastante sobre o ambiente profissional para quando estivermos inseridos no mercado de trabalho. Aprendi que sempre precisamos estar dispostos a nos desenvolver e evoluir como profissional”, disse o estudante Marcos Vítor da Silva Alves.

A atividade permitiu promover a integração entre os conhecimentos teórico e prático, a orientação e a inserção para o mercado de trabalho, e o desenvolvimento de competências e habilidades, além do estímulo ao protagonismo, a motivação e a capacitação para uma carreira científica e profissional de maior engajamento e proatividade.

Os estudantes puderam também compreender, de modo prático, o ambiente e a rotina de trabalho comuns ao profissional certificado em logística, bem como visualizar na prática os conhecimentos adquiridos pelas áreas de conhecimento compreendidas no projeto, desenvolvendo a capacidade de observação crítica e avaliativa.

“Tenho certeza de que esta foi uma experiência muito enriquecedora e que agregará muito valor na formação dos alunos, pois eles puderam visualizar toda a prática profissional que é comumente explicada em sala de aula. Além disso, com base no roteiro de entrevistas previamente organizado, os estudantes agiram como verdadeiros protagonistas, já que, além de ouvirem com atenção as palestras e orientações, questionaram e testaram equipamentos comuns ao ambiente logístico, o que maximizou o potencial de aprendizado”, disse a professora Lenyta Zumak de Azevedo.

Para o diretor da escola, Alexsandro Ferreira Nascimento, atividades como vista técnica possibilitam aos alunos a vivência, na prática, dos aprendizados que têm em sala de aula. “Principalmente, quando se trata de uma formação técnica integrado ao Ensino Médio, em que existe uma grande expectativa de inserção do estudante no mercado de trabalho", disse.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br