02/07/2021 11h04 - Atualizado em 02/07/2021 14h22

Alunos estudam ‘Diversidade de ecossistemas’ em contato com natureza

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, de Vila Velha, trabalhou, por meio das disciplinas de Práticas Experimentais de Ciências e Estudo Orientado, a “Diversidade de ecossistemas”. O objetivo foi criar espaços abertos, visando a proporcionar aos alunos contato com a natureza e contribuir para o estudo cientifico. 

O tema do primeiro encontro foi "Ecossistema Árvore", organizado pela professora Sandra Ciriaco de Cristo. A ideia foi caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, e à temperatura, correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

“Os alunos foram instigados a observar, na árvore, a presença de outros seres vivos, com orientação e os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências. Os alunos conseguiram verificar a presença de vários organismos que se desenvolvem na árvore. Após as observações realizadas, os mesmos produziram desenhos expondo suas observações e socializaram os trabalhos com toda a turma”, explicou Sandra Ciriaco de Cristo.

A professora disse ainda que ficou perceptível, durante o encontro, que os alunos se sentiram satisfeitos com o ambiente e que conseguiram desenvolver a habilidade de observar as várias formas de vida em um ambiente urbano e tão próximo a eles. “É importante reconhecer que, ao colocar as crianças em mais contato com a natureza, é possível criar uma discussão sobre as práticas de ensino em tempos de pandemia. Os estudantes passam a explorar outros espaços para a experiência educativa com novos conteúdos e novos relacionamentos”, disse a professora.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI