16/05/2019 17h07

Alunos podem cadastrar redação pelo Programa Letrus até dia 24

Está prorrogado para até dia 24 o prazo para envio da primeira redação para os alunos das escolas que já utilizam o Programa Letrus de Desenvolvimento e Escrita, da Sedu Digital. A mudança do prazo no envio desta primeira redação não altera o restante do cronograma (VEJA NO FIM DO TEXTO). A ferramenta digital visa aprimorar a produção textual dos estudantes com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por meio da ferramenta, os estudantes produzem textos e recebem uma avaliação em tempo real sobre os erros, acertos e alternativas para uma boa produção. Assim, o aprendizado ganha em agilidade.

Ferramenta

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) levou a plataforma por meio do Programa Letrus, da Sedu Digital, para alunos de 121 escolas da Rede Estadual. Professores de Língua Portuguesa, pedagogos e coordenadores de escolas sorteadas pela pasta, receberam formação para utilizarem a ferramenta ao longo do mês de abril. O uso também é direcionado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Como funciona a plataforma?

Os alunos utilizam a ferramenta dentro de um calendário em que podem inserir as produções textuais. A primeira redação, por exemplo, poderá ser inserida de 01 a 14 de maio. Os alunos produzem o texto diretamente na ferramenta com temas que seguem o que já foi proposto em provas do Enem de anos anteriores.

Ao terminar, o estudante recebe, automaticamente, um retorno por meio da análise feita pelo sistema de inteligência artificial, que é focado na estrutura do texto. Ao final das redações propostas e realizadas, a plataforma indica a evolução do estudante.

Escolas-piloto

O uso da ferramenta em 2018 foi feito em 35 escolas-piloto na Rede, localizadas em um total de 28 municípios. Os resultados obtidos foram as produções de 3,6 mil redações pelos 1.500 estudantes que participaram. Dentro do quadro de evolução, no 1º trimestre houve 13% de crescimento nas notas dos alunos em duas redações. Já no segundo semestre, o crescimento nas notas foi de 21%.

Calendário de redações

Os alunos terão datas específicas, até outubro, para a inserção das redações na ferramenta. Durante todo este processo, eles contam com o apoio e orientação da equipe escolar que envolve professores de Língua Portuguesa, pedagogo e professor coordenador de área.

Veja abaixo:

1ª redação: até 24 de maio;
2ª redação 02 e 20 de maio;
3ª redação 29 de junho e 09 de agosto;
4ª redação 26 de agosto e 07 de setembro;
5ª redação 23 de setembro e 11 de outubro.

Texto: Geiza Ardiçon e Rafael Fernandes

Informações à imprensa: