31/07/2024 14h27

Alunos protagonizam peça teatral por meio de projeto interdisciplinar

Por meio de projeto interdisciplinar, a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Melo, em Guarapari, promoveu com  alunos, reflexão acerca de diversos temas durante o desenvolvimento do projeto ‘Provoque’. Executado pela área de Linguagens e suas Tecnologias, a ideia principal do projeto é despertar a consciência dos estudantes para a busca de soluções para os problemas da coletividade por meio de produtos artísticos como uma peça teatral.

Entre junho e julho, as atividades foram realizadas, sendo a quarta e última edição, chamada Provoque IV: distúrbios de imagem, que apresenta o cotidiano de uma família de classe média. A peça é protagonizada pelos próprios estudantes que, neste ano, também foram responsáveis pelo figurino, produção, cenário e encenação. O texto e direção foram conduzidos pela professora de Arte, Fêh Beiter.

O objetivo foi promover a formação de plateia, estimular a criatividade, promover discussões acerca de problemáticas contemporâneas sociais, bem como promover o protagonismo ao possibilitar que os estudantes sejam responsáveis pela montagem e encenação de um espetáculo teatral. Como resultado pedagógico, a professora responsável destaca que foi desde aprender a como se comportar em um teatro a começar a ter contato com essa expressão artística. Além disso, a peça promove a conscientização e o trabalho com temas que são relevantes para o processo de formação desses estudantes como cidadãos críticos e responsáveis.

“O Provoque IV foi mais um desafio dentre todos os provoques, sobretudo, por dessa vez ser um tema que toca diretamente o adolescente nas questões de corpo, nas questões de droga, nas questões familiares. Isso foi um processo muito difícil, que custou muita pesquisa, mas que no final foi muito satisfatório, pelo resultado final super favorável que teve, tanto do texto, quanto dos atores, da montagem em si, e todo apoio da diretora Luciana Zuck dos colegas professores Lucas Mozer e Kiane Bone”, destacou a professora de Arte, Fêh Beiter.

A aluna Maria Luiza Carvalho destacou que ter essa peça na escola deixa muito mais visível o que pode acontecer. “Eu gostei muito de participar, principalmente pelos debates e por poder ouvir relatos de que as pessoas que se sentiram acolhidas pelas apresentações que fizemos”, disse.

O estudante Alexandre Rocha também pontuou o caráter amplo do teatro. “Ele consegue abordar esses temas de uma maneira muito mais tranquila, sem muito gatilho, sem ser algo cansativo. Isso acaba sendo mais dinâmico, mais didático e acredito que o teatro na escola acaba aumentando muito mais o interesse dos alunos”, destacou.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br