Amor materno: uma lição nota dez que uniu pedagoga e alunos de escola em Linhares
Trabalho pedagógico com questões emocionais dos alunos melhora o rendimento e o relacionamento nas salas de aula.
Uma via de mão dupla, foi o que se tornou o relacionamento entre pedagoga e alunos da Escola em Tempo Integral Bartouvino Costa, em Linhares. A coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Náudima Xavier Batista, ganhou o carinho dos estudantes e, com os sentimentos maternos reforçados no âmbito familiar, também saiu presenteada nessa história.
“Eu ajudei e fui ajudada por eles, pois me ensinaram realmente as competências de ser mãe”, disse a profissional que, desde 2017, trabalha de forma pedagógica com questões emocionais dos alunos. “Muitas vezes o aluno tem algum problema em casa que pode interferir no rendimento escolar. Foi a partir daí que os conselhos e o carinho materno entraram em cena e ajudaram neste processo”, disse.
Náudima explica que as ações que lidam com o emocional dos estudantes na escola estão presentes no dia a dia da sala de aula. “De forma interdisciplinar, trabalhamos o conteúdo atendendo aos eixos formativos, que são desenvolvidos durante todo o ano letivo”, destacou.
Os eixos formativos são: Formação Acadêmica de Excelência, Formação para a Vida e Formação para as Competências do Século XXI. “Neste contexto, fazemos todo o alinhamento com currículo, como na disciplina do Projeto de Vida, por exemplo”, completou.
Os resultados estão ligados ao rendimento dos alunos, que passaram a se interessar mais pelos conteúdos durante as aulas e, além disso, o vínculo entre Náudima com os filhos em casa também melhorou. “O convívio na escola com os alunos me ensinou, realmente, a ser mãe”, concluiu a pedagoga.
Texto: Geiza Ardiçon
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707
mmczanotelli@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br