Aula de integração curricular marca início da formação técnica para estudantes de Cachoeiro de Itapemirim

Atividade envolveu conteúdos de Mineração e Mecânica, e reforçou a parceria com o Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim.
Na última semana, estudantes ingressantes nos cursos técnicos intercomplementares em Mineração e Mecânica participaram de uma aula de integração curricular, realizada como parte da Formação Geral Básica com o Itinerário de Formação Técnica e Profissional. A atividade é fruto da parceria entre a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lions Sebastião de Paiva Vidaurre e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Cachoeiro de Itapemirim.
A aula teve como foco a Cartografia e o Mapeamento Geológico, além das aplicações da Física no controle e otimização de sistemas industriais. Os estudantes puderam vivenciar uma combinação de teoria e prática, explorando desde o funcionamento de máquinas industriais e sistemas automatizados, no curso técnico em Mecânica, até a análise detalhada de solo e subsolo, essencial para a área da Mineração.
O coordenador dos Cursos Técnicos Intercomplementares, Wendel Vasconcelos Sampaio, destacou a importância da ação para a consolidação do modelo de formação integrada. “Esta iniciativa fortalece nossa parceria e oferece uma formação técnica de qualidade para os nossos estudantes”, afirmou. O docente também acompanha o desenvolvimento dos alunos ao longo da formação, garantindo a articulação entre os componentes curriculares e a prática profissional.
Novas atividades de ambientação estão previstas para o primeiro semestre de 2025, como preparação para o início das aulas técnicas, que terão início em julho no Ifes. O objetivo das ações é promover não apenas o domínio técnico, mas também o desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa, interdisciplinar e alinhada às demandas do mundo do trabalho.
Parceria
A parceria entre a EEEFM Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, a Secretaria da Educação (Sedu) e o Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim foi iniciada em 2021, por meio de Convênio de Cooperação Técnica, sendo um modelo inédito no Brasil. Atualmente na 5ª oferta, o programa já formou 57 estudantes nos cursos técnicos em Mecânica e Mineração. Ainda neste ano, será realizado o processo seletivo para a 6ª oferta, com início previsto para 2026.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707